segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Homenagem aos Educadores!





Um poema em homenagem aos Educadores!

EDUCADOR...


            A vida é um eterno desafio. E, é este desafio que impulsiona o ser humano na busca do aprimoramento interior. É justamente neste aprimoramento que se encontra toda a polêmica das divergências pensantes, ponto positivo, pois é aí que se instaura a luta incessante do querer e saber mais, evoluir.
            A tônica de toda essa engrenagem, poderá configurar-se no estandarte de uma pedagogia consciente e articulada de práticas, que possibilitem construções sólidas do saber.
            Educador! Perceba que está em tuas mãos, ainda que pareça distante, a possibilidade de termos uma sociedade fortalecida, em que se concretiza o grande ideal do homem dinâmico, irreverente, autor de sua própria história.
            Investe em ti mesmo, procura, pesquisa, não te aflijas com o aparecimento de novas dúvidas, pois estas serão o termômetro, que tornará transparente a tua preocupação, em querer crescer e ampliar teus conhecimentos, com os quais poderás fazer a diferença no palco do cenário escolar.
            No mundo da pedagogia, sejas o maestro, que faz vibrar uma sinfonia de acordes fortes e harmoniosos, alicerçando em blocos indestrutíveis de granito, o grande EDIFÍCIO EDUCAÇÃO e, se consolide a construção de mentes sadias, pensantes e corajosas.
            Não te reportes à Pavlow e Skiner, que com seus experimentos,  condicionavam animais, mas preocupa-te essencialmente, com o que é específico da escola, proporcionar uma aprendizagem em que o aluno seja o sujeito autônomo, na construção do seu conhecimento.
            Educador! Sejas autêntico naquilo que desenvolveres com os aprendentes. Não te escondas atrás de uma pseudo neutralidade, pois aí, estarás contribuindo para a propagação de uma educação tênue e falha. Não te deixes abalar pelos fluídos da negatividade e nem pelos “modismos” da vã destruição. Aclara as tuas ideias, visualiza as entrelinhas, empenha-te sempre mais, na consecução de um projeto sábio, sólido, bem estruturado, com vistas à ampliação dos horizontes intelectuais.
            Não reduzas a prática pedagógica, a um grão de areia, mas sim, projeta-a para além das estrelas e desafia os teus alunos, a escalar os degraus do sucesso, que contém as metas da mais elevada qualificação.
            Educador é grande a tua responsabilidade, e fecunda a tua missão frente ao sacerdócio a que te propuseste trilhar. Percorra-o com a grandeza que te é singular e personifica-o com um discurso, que conduza ao desenvolvimento integral do homem, deixando-o elucidado em seus intentos e metas, galgando autonomia em suas emoções, e coragem para gerenciar sua vida, reinventando seus feitos, a cada momento em que se fizer mister.
                                             Educador! É nobre a tua missão!

                                             Professores do Universo, Parabéns!
                                             Vocês merecem a mais sublime das homenagens!!!

                                                   Lorena Zago -  Presidente Getúlio - SC
                                                              15 de outubro de 2018





Nenhum comentário:

Postar um comentário