segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Mãos Que Marcaram Nossa Vida








Queridos(as) amigos(as) leitores(as) partilhamos
 com alegria a nossa participação na Antologia:

Mãos Que Marcaram Nossa Vida

Organizada pelo Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina,
Professor Miguel João Simão
 em parceria com a Editora Despertando Talentos.

Nossa participação encontra-se nas páginas 131 a 133.
Estendemos gratidão ao Presidente e Professor Miguel João Simão
 por nos conceder a honra de prefaciar esta obra. 

O nosso texto é um Tributo aos meus pais:
Gerhardt e Edla Zink ( in memorian)

                                                       Prefácio

          Mãos que marcaram a nossa Vida é uma obra magnífica em sua essência. Composta por escritores catarinenses. Escrita em forma de poesias, narrativas e contos,  coordenada e organizada pelo Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Professor Miguel João Simão e pela Editora Despertando Talentos.

          Quando fui convidada a prefaciar esta obra, fiquei  imaginando se não seria, para mim, muita responsabilidade em assumir tamanho compromisso. Mesmo assim aceitei e, para minha surpresa,  a cada página lida, um mundo eclético de novidades  e diferentes culturas desfilaram diante de meus olhos.

          Fiquei encantada! Mãos que afagam, cuidam, trabalham e até curam!

          Ao ler os primeiros registros deleitei-me com as narrativas encorajadoras   e motivadoras.

          Cada qual com suas peculiaridades. Textos riquíssimos em valores culturais, históricos, sociais,  humanitários, afetivos e literários.

          A obra está alicerçada em narrativas envolventes, onde os personagens, co-autores traduzem, em seus diálogos, momentos que ressaltam lembranças  significativas de suas infâncias até a vida adulta.

          Fazendo uma viagem pelas memórias elencadas, observa-se que  a recordação traduz saudades e nostalgia de tempos áureos. Da infância bem vivida. Da integração entre avós e netos, pais e filhos, onde a harmonia, o respeito e a valorização do ser humano eram a mola propulsora que conduzia as famílias. A educação, a perseverança e o amor eram ferramentas que constituíam um alicerce seguro. O compromisso com a família era sustentado por transparência e verdades,  contemplando os seres,  com  comunhão entre os pares.

          Momentos complexos e difíceis também deixaram suas marcas. Entre ensaios e erros, a evolução emergiu irradiando luz, feito o Sol ao amanhecer.

          Da culinária à pescaria, dos ofícios mais complexos aos mais elementares, de uma vida de sacrifícios, permeada de incessantes lutas, em busca de  sobrevivência, desabrochava a sapiência, apresentando-se de forma  prazerosa e singular. Os escritores de Mãos que marcaram a nossa Vida, através de suas narrativas estimulam, em nós,  vontade de visitá-los, um a um  e,  num diálogo agradável, rememorar as experiências  vivenciadas.

          Esta obra convida-nos a, numa tarde de domingo, deitados em uma rede na varanda, ouvindo uma música ao fundo, permitirmo-nos viajar pelos caminhos constituídos por seus autores, tão diferentes mas, ao mesmo tempo tão instigantes, e nos fazer sentir o cheiro do mar, o balanço das ondas e a areia fina sob os pés durante uma caminhada imaginária;  o sabor de um prato bem elaborado, com frutos do mar, com as iguarias da culinária italiana, germânica, açoriana, gaúcha e das guloseimas da vovó. Enfim, são tantas as possibilidades, que poderíamos ficar horas sonhando com pratos especiais e de múltiplos sabores.

           Entre lembranças saudosas, também houveram momentos difíceis, que  nos provocam  emoções dolorosas.

           Como em todos os tempos históricos, a vida dos seres humanos apresenta-se com altos e baixos, de sacrifícios, momentos em que as pessoas tentam enfrentar as mazelas e superá-las. Aqui também não foi diferente! Contudo, os autores participantes desta antologia enfrentaram-nas,  fazendo uso de suas forças internas, deixando grandes exemplos e legados aos familiares e aos que trilharem as páginas desta admirável obra.

                                   Caros(as) leitores(as), permitam-se horas de lazer e aprendizados!

                                   Boa leitura!

                                                           Lorena Zago - 

                                    Presidente da ALBSC de Presidente Getúlio



 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário