sábado, 27 de maio de 2017

A Indignação grita por ação!















A Indignação Grita Por Ação!

                                           Lorena Zago

                               
O cenário brasileiro está caótico, preocupante! Mas não podemos perder a esperança, deixando-nos levar ou arrastar pela fraqueza humana, constatada a cada dia em que nos deparamos com os meios de comunicação.
Oxalá  possamos ler mais, ouvir, assistir sugestões, orientações ou exemplos de paz, solidariedade, pão e água em cada lar. Que os lares, por sua vez, possam abrigar suas famílias com conforto físico, bem como, conforto emocional, espiritual, coragem, perseverança, esperança, união, amor, compreensão e tantos e tantos adjetivos, que enobrecem as vivências e convivências.
Que as famílias tenham estrutura psicológica, consigam separar o joio do trigo, tenham discernimento necessário para alicerçar os seus filhos de condutas nobres, plausíveis de honestidade e transparências, de condutas que levam à evolução de cidadãos confiáveis, com estrutura e bom senso para ações humanas comprometidas com o bem-estar familiar, social, visando à amplitude infinita aos parceiros de vida.

Como diz Edgar Morin em seu livro: Os Sete Saberes Necessários à Educação de Futuro. “A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade, à comiseração recíproca, de indivíduo para indivíduo, de todos para todos. A educação do futuro (do hoje) deverá ensinar a ética da compreensão planetária” (Morim pg. 78)

Educadores, pais, primemos pela própria evolução, bem como das gerações que aí estão, assistindo a tudo, mas aguardando a nossa reação e o norteamento para caminhos e condutas, que os projetem a outros patamares, onde possam aprender a conviver, construir seus próprios conceitos, com outras lentes, que não estas que ora se apresentam no cotidiano social, apoiadas em mentiras, corrupções e vergonhosos exemplos.

Ainda buscando entendimento em Morin (pg. 82) Toda evolução é fruto de desvio bem-sucedido cujo desenvolvimento transforma o sistema onde nasceu: desorganiza o sistema, reorganizando-o. As grandes transformações são morfogêneses, criadoras de formas novas que podem constituir-se verdadeiras metamorfoses. De qualquer maneira, não há evolução que não seja desorganizadora/reorganizadora em seu processo de transformação ou de metamorfose”.

Refletindo.....
Estaremos passando por este processo?
Há que haver esperança de que tudo o que assistimos, lemos e ouvimos não passa de um doloroso processo a caminho da transformação.
Ensinemos às nossas crianças, as bases que se constituirão nos próximos cidadãos,  alicerces do nosso País, os valores primordiais para uma vida digna a todos.
Ensinemos a honestidade, a transparência, o respeito a si e ao próximo, a justiça, a solidariedade,  a espiritualidade e, em especial, o AMOR humano e planetário!

Pais, Educadores: Tudo passa pela Educação!

É grande e nobre a nossa missão e responsabilidade!

Sempre é tempo de agir, redimensionar o que está posto e não serve mais.

A mudança se faz premente e necessária!

Tenhamos ânimo e coragem, sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário