sábado, 28 de dezembro de 2019

Entrevista para a Revista Divulga Escritor - Minho Digital- Recanto da Lusofonia







Queridos(as) amigos(as) compartilho a minha entrevista para a
 Revista Divulga Escritor
Minho Digital
Recanto da Lusofonia
Coordenação Shirley Cavalcante!

Dezembro 2019

A Lenda da Cabra’Água – despertando a importância da interatividade entre avós e netos

Parapsicóloga pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville, SC. Presidente da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina de Presidente Getúlio, Membro do Conselho Estadual da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina. Membro do Conselho Superior Brasileiro da Academia de Letras do Brasil. Membro Correspondente da ALB/RS Consagrada a Ordem do Mérito de Haia no Grau de Oficial, por sua contribuição como Educadora e Escritora em prol da Cultura da Paz – pela ALB/Suíça. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura no município de Presidente Getúlio, por dez anos. Professora e escritora.
Casada. Três filhas e quatro netos.

“A História da Lenda da Cabra D’Água pretende despertar crianças e adultos para a importância da interação entre avós e netos, cultuando os valores da vida e de aprendizagens saudáveis, contempladas de amor e carinho familiar.’

Boa leitura!

Escritora Margarida Lorena Zago, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a inspirou a escrever “A Lenda da Cabra D’Água”?
Lorena Zago - Gosto de escrever para crianças. Contar-lhes vivências agradáveis do tempo da infância, na expectativa de semear um pouco de esperança no seio familiar. As brincadeiras saudáveis, os momentos de trocas entre avós e netos, entre pais e filhos, tios e sobrinhos, constituem-se em elos indissociáveis nas lembranças e alicerces das compreensões infantis, deixando gravados em suas memórias, momentos de fantasias e magias alegres e criativas!
Primo também pela conexão saudável entre professores e alunos, onde a aprendizagem se dá de forma espontânea, prazerosa, buscando na compreensão e na empatia, ferramentas para a apreensão do Saber.

Quais os personagens da obra?
Lorena Zago - Os personagens principais da Obra A Cabra D’Água são: Vovô Frederico, seus netos e a Cabra D’Água.

Qual a mensagem que deseja transmitir ao leitor por meio da leitura do livro?
Lorena Zago -  A História da Lenda da Cabra D’Água pretende despertar crianças e adultos para a importância da interação entre avós e netos, cultuando os valores da vida e de aprendizagens saudáveis, contempladas de amor e carinho familiar.

Apresente-nos a obra.
Lorena Zago -  A Lenda da Cabra d’Água dialoga sobre a história de crianças/netos que passam suas férias na casa dos avós, que moram numa cidade do interior chamada Águas Claras, onde se produz vinhos da melhor qualidade.  Nesta história, vovô Frederico se dedica com carinho e amor aos netos, contando-lhes através de uma lenda, os valores da vida e de forma lúdica estabelece limites, estimulando o respeito e a confiança. As crianças amam passar as férias na casa de vovô Frederico e vovó Frieda Soares! São férias realmente inesquecíveis!!!

Como se sente com o lançamento de mais uma belíssima obra literária que vai ficar para gerações?
Lorena Zago -  Quando escrevo histórias infantis, relembro momentos maravilhosos de minha infância e as fantasias que criávamos, ao ouvir de nossos avós e pais explanações de forma lúdica, alusivas aos seres da natureza e a suas interações com os humanos. Críamos em  tudo o que os adultos nos contavam e respeitávamos suas orientações como se fossem leis para a vida! Eram tempos de ouro!

O que a escrita representa para você?
Lorena Zago -  Gosto de escrever e brincar com as palavras. Externar em prosa ou poesia os conteúdos internos, extravasando as sensações e os sentimentos que permeiam a memória. É uma terapia sensacional. Deixar-me brincar com o imaginário e o fantasioso, incrustado em cada Ser, dá à vida mais leveza e mais beleza!

Além de “A Lenda da Cabra D’Água” quais livros tens publicado?
Lorena Zago -  Além da Cabra D’Água tenho oito livros publicados:
  • A Borboleta Encantada no Jardim Secreto
  • A Canoa de Coqueiro
  • Tomy e a Princesa do Mar
  • Um Natal de Esplendor
  • Um Segredo Muito Sigiloso
  • O Acampamento
  • Poemas, Contos & Encantos I
  • Poemas, Contos & Encantos II em três Idiomas ( Português, Alemão e Espanhol)

Onde podemos comprar os seus livros?
Lorena Zago -  Os meus livros poderão ser adquiridos nas Livrarias Curitiba, Livrarias Catarinense, em Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, na Blulivros, em Blumenau, Central Livros, em Rio do Sul. Poderão ser solicitados através de meu Site WWW.Escritoralorenazago.com.br , WhatsApp  99169-5976 ou no Messenger do Facebook.

Quais os principais projetos literários que participas?
Lorena Zago -  Os projetos com os quais dialogo durante o ano, enquanto presidente da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina de Presidente Getúlio e em conjunto com os nossos acadêmicos, são: Leitura na Praça, Formação de Escritores, Literatura nos Bairros (a ser implantado em março de 2020)  Projetos Socioculturais e Humanitários( em fase de elaboração e implantação).

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Margarida Lorena Zago. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Lorena Zago -  A mensagem que eu gostaria de deixar aos leitores da Lenda da Cabra D’Água: Que as famílias, muito antes de comprarem celulares, computadores e outros recursos tecnológicos aos seus filhos, de forma precoce, como se constata na maioria dos lares, bebês assistindo filminhos em celulares, para não incomodarem os pais em suas múltiplas tarefas, contem histórias, interajam estendendo amor e carinho, olhando nos olhos, trocando abraços  e sorrisos, ainda que seja alguns minutos por dia.
Dialoguem com os filhos, netos e sobrinhos, enaltecendo os valores da vida, compartilhando confiança, responsabilidade, carinho, ternura, respeito, responsabilidade e muito, muito amor. O Universo será mais humano e os Seres mais felizes!

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário